Petrobras faz doação de mais de 1,4 mil notebooks para rede Estadual
Compartilhe esse conteúdo
Foram beneficiadas 54 escolas estaduais, das quais 29 são de Manaus e 25 no interior/Foto: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Visando fortalecer as políticas de inclusão digital na educação básica, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar participou da chamada pública de doação de notebooks da Petrobras e foi contemplada com 1.434 laptops. Nesta terça-feira (23/04), representantes da empresa petrolífera realizaram a entrega simbólica dos computadores portáteis à rede estadual de ensino.
Por meio da chamada pública, que foi lançada no segundo semestre de 2023, foram beneficiadas 54 escolas estaduais, das quais 29 são de Manaus e 25 no interior, sendo 11 em Carauari e 14 em Coari (municípios distantes 788 e 363 quilômetros da capital, respectivamente). Em Coari, além das unidades de ensino da rede estadual, o Instituto Federal do Amazonas (Ifam) também receberá os aparelhos.
Durante o evento, a secretária de estado de Educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça, agradeceu a doação e destacou a importância da contribuição tecnológica à rede estadual de ensino, principalmente no interior.
Foto: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
“Estamos aqui para celebrar esse termo de parceria, para que cada vez mais os nossos estudantes estejam apoiados dentro dessa oportunidade da inclusão digital”, disse a secretária.
Para serem beneficiadas, as escolas que optaram por concorrer à chamada seguiram critérios eliminatórios estabelecidos pela Petrobras. A classificação ocorreu de acordo com a prioridade de relevância das instituições de ensino nas comunidades em que estão localizadas. Os notebooks serão utilizados em atividades pedagógicas voltadas para alunos do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
“Os nossos alunos têm um conhecimento bem grande na tecnologia e a gente precisa acompanhar essa evolução. A partir de um planejamento educacional dentro da escola com a equipe pedagógica, vamos sistematizar esse trabalho (com os novos aparelhos)”, disse a coordenadora Distrital de Educação 3 (CDE 3), Luciana Campelo, responsável pelas unidades da rede da zona centro-oeste de Manaus, região em que 11 escolas foram beneficiadas.
Foto: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Para o aluno da Escola Estadual Altair Severiano Nunes, Murilo Pantoja, de 14 anos, os notebooks darão suporte aos estudantes que não possuem apoio de ferramentas tecnológicas em casa, ajudarão a impulsionar a pesquisa científica e o desenvolvimento de projetos.
“Tem gente que não tem como pesquisar em casa, tem pessoas que não têm internet para pesquisar e, com esse notebook, a gente pode pesquisar dentro da escola mesmo e conseguir essa informação necessária para um ensino melhor”, disse.
Foto: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
O projeto
A Petrobras beneficiou 167 escolas públicas e organizações da sociedade civil em todo o país. Além do Amazonas, foram contemplados com os notebooks os estados do Amapá, Bahia, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Sul. O investimento da empresa foi de R$ 549.770,99.
“A gente tem, no Brasil, níveis de desigualdade regionais extremamente importantes. A gente entende que educação é uma frente de atuação que tem um potencial imenso de promover desenvolvimento e mudar a história de vida e que essa ferramenta vai poder, sim, auxiliar as escolas”, disse Carolina Leão, gerente setorial de responsabilidade social-regional norte e nordeste I, da Petrobras.
“A ideia é que a gente possa alcançar escolas aqui da capital do estado e escolas também do interior, que têm mais dificuldade de alcance a esse ferramental tecnológico, que é fundamental para promover a inclusão digital”, acrescentou.
Publicar comentário