Semana do Quadrinho Nacional em Manaus tem como destaque artesanato indígena
Compartilhe esse conteúdo
O público pode encontrar adereços festivos, cordões, pulseiras, brincos, objetos de decoração, roupas, produtos naturais e a famosa Cachaça do Índio/ Foto: Fillipe Barroso/Fepiam
A Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam) estará presente com a Feira do Artesanato Indígena para exposição e venda de peças tradicionais na sexta edição da Semana do Quadrinho Nacional em Manaus, que acontece de sexta-feira a domingo (26 a 28/04), das 14h às 20h. O evento é realizado pela Produtora Nona Arte, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
A feira acontecerá em frente à Biblioteca Pública do Amazonas, localizada na Rua Barroso, número 57, bairro Centro, zona sul. No loca, serão reunidas as artes das etnias Sateré-Mawé, Tikuna, Mura e Baré. Entre os itens expostos, o público pode encontrar adereços festivos, cordões, pulseiras, brincos, objetos de decoração, roupas, produtos naturais e a famosa Cachaça do Índio.
Segundo o diretor-presidente da Fepiam, Nilton Makaxi, a iniciativa incentiva o empreendedorismo dos povos tradicionais. “Estamos muito felizes em participar da Semana do Quadrinho Nacional em Manaus, pois é uma oportunidade para mostrarmos a riqueza do artesanato indígena dos nossos povos. Além disso, incentivamos o empreendedorismo indígena, pois o artesanato não só preserva nossa cultura, mas também gera renda e promove o desenvolvimento sustentável das comunidades”.
A artesã indígena Ana, da etnia Mura, destaca o que é o artesanato indígena em sua vida. “O artesanato não é apenas uma fonte de renda para mim; é vida. Através dele, tenho a oportunidade de conhecer pessoas, ouvir histórias e compartilhar nossa cultura, especialmente sobre as sementes que vêm da nossa querida floresta mãe”.
Diretor de eventos da Fepiam, Ricardo Pegueite, espera que o público se sinta encantado com as exposições. “Queremos que todos se sintam verdadeiramente cativados ao passarem pelos estandes e tenham a oportunidade de apreciar a riqueza cultural dessas peças”.
“Estamos trabalhando para assegurar que tudo funcione da melhor forma possível, proporcionando um ambiente propício para apreciar e valorizar o talento dos artesãos indígenas”, conclui o diretor-técnico Joabe Leonam.
Na Biblioteca Pública do Amazonas, simultaneamente além do artesanato, o primeiro dia do evento terá um quiz com sorteio de quadrinhos, bate-papo sobre Biblioteca e Quadrinhos com David Carvalho e Fúlvio Pacheco, oficina de quadrinhos para crianças com Geovan Motter, lançamento dos quadrinhos Turma do Malandrinho e Filha do Gigante de Gelo, fechando com sessão de autógrafos com Mário Adolfo, Guilherme Infante, Sidney Gusman e Rafael Calça.
Publicar comentário