Carretas de Saúde realizaram mais de 5,6 mil exames, em cinco municípios
Compartilhe esse conteúdo
O balanço da SES-AM é de 27 de maio a 12 de julho, período em que as unidades móveis cumpriram roteiro de atendimento no interior do Estado/ Foto: Evandro Seixas-SES-AM
Em menos de dois meses de atendimento no interior do Estado, as Carretas de Apoio à Saúde do Governo do Amazonas já passaram por cinco municípios da Região Metropolitana de Manaus, realizando 5.640 exames de mamografia e ultrassonografia. As duas unidades móveis da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) já passaram por Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Rio Preto da Eva e Iranduba (a 176, 68, 115, 57 e 27 quilômetros da capital, respectivamente).
O balanço é do período de 27 de maio, quando as carretas começaram a atender no interior, até 12 de julho. A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, informa que ainda não estão neste balanço os atendimentos em Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus), que ainda estão ocorrendo e seguem até o dia 2 de agosto, com a expectativa de realizar cerca de 1.650 exames. Na cidade, a unidade móvel está posicionada na Praça da Juventude, na avenida Amazonino Mendes, Galo da Serra II, atendendo das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira.
Nayara Maksoud explica que, pela primeira vez, as duas unidades móveis foram deslocadas para levar ao interior a oferta de exames, ampliando e facilitando o acesso da população. A iniciativa faz parte das ações do Programa Saúde Amazonas. “O Governo do Amazonas segue investindo na ampliação dos serviços e no fortalecimento da rede estadual de saúde. Esta ação é uma iniciativa pioneira do governador Wilson Lima, de fazer chegar a todos exames importantes oferecidos na rede pública”, destaca a secretária.
Atendimentos
Conforme a secretária Executiva Adjunta de Regionalização (Sear) da SES-AM, Rita Almeida, as Carretas de Apoio à Saúde começaram os atendimentos nos municípios de Manacapuru e Itacoatiara, em 27 de maio. Em Manacapuru, foram realizados 1.441 procedimentos, sendo 646 mamografias e 795 ultrassonografias, até o dia 14 de junho. Em Itacoatiara, foram realizados 1.682 exames, sendo 515 mamografias e 1.167 ultrassonografias, até o dia 21 de junho.
De 17 junho a 5 de julho, em Novo Airão, foram realizadas 223 mamografias e 951 ultrassonografias, totalizando 1.174 atendimentos no município. Em Rio Preto da Eva, os atendimentos iniciaram no dia 24 de junho e seguiram até 12 de julho, com a realização de 883 exames, sendo 247 mamografias e 636 ultrassonografias. Já em Iranduba, foram realizados 460 atendimentos, com 153 mamografias e 307 ultrassonografias, do dia 8 ao dia 12 de julho.
“Os exames são para os pacientes que já passaram pelas Unidades Básicas de Saúde e estão com a autorização de encaminhamento. Esses procedimentos são extremamente importantes para a detecção de doenças e para o tratamento precoce de doenças”, pontuou Rita Almeida.
Publicar comentário