

A História da Comunidade Garantido: Do Bar Pioneiro ao símbolo da Cultura Parintinense em Manaus
Compartilhe esse conteúdo
Com mais de 40 anos de história, localizado na Avenida Constatino Nery, Bairro Chapada. Fotos: Divulgação.
Na década de 1980, nascia um dos maiores símbolos da cultura parintinense em Manaus, a Comunidade Garantido. Tudo começou no extinto bar “Aqui Não Chove Só Pinga”, criado pelo falecido Dr. Rogério Casado, onde as primeiras toadas do Boi Garantido começaram a ser ouvidas na capital. A família Esteves, originária de Parintins, foi fundamental para o sucesso dessa jornada. Mário Esteves, ao voltar de férias na sua terra natal, trazia os discos do boi, uma verdadeira raridade na época, já que o boi ainda era desconhecido por muitos manauaras.
Com o tempo, as toadas começaram a atrair mais parintinenses e admiradores pela festa, que passavam a se reunir ali. A reação inicial foi curiosa: muitos consideravam as músicas “de macumba”, devido à pouca divulgação do boi na cidade. Mas o amor pelo Garantido foi crescendo, e o bar se tornou um espaço de encontro e celebração.

Foto: Divulgação
Por sugestão dos frequentadores, o espaço passou a ser chamado de “Comunidade Garantido”, em homenagem às casas típicas da Baixa do São José, em Parintins. Ali, as tradições, a essência da festa e as raízes parintinenses sempre permaneceram vivas.
Com o falecimento dos fundadores, o local passou a abrir suas portas apenas durante as temporadas bovinas. No entanto, a chama nunca se apagou, e, em 2023, a Associação Boi-Bumbá Garantido reconheceu a Comunidade Garantido como o primeiro reduto do boi em Manaus, doando-lhe o boi oficial de arena. Esse gesto foi celebrado com uma cerimônia que reuniu as matriarcas Tereza e Ana Esteves, responsáveis pela preservação do legado.
Atualmente, a comunidade conta com uma diretoria ativa. Um dos membros Will Torres, recebeu as bênçãos das matriarcas e compartilha a sua experiência. “Tinha conhecimento do boi, mas com minha convivência aqui, aprendi a amá-lo ainda mais, cada conversa é um novo aprendizado”, afirma o novo membro da diretoria.
Em 2024, o ambiente reabriu suas portas com um novo nome: “Espaço Cultural Comunidade Garantido”, funcionando todos os fins de semana e recebendo artistas e grupos folclóricos em seus eventos. Hoje, com 43 anos de história, o reduto se orgulha de ser pioneira na temática do Festival de Parintins em Manaus, sendo reconhecida pelas principais instituições folclóricas da região.
O amor por essa tradição tem uma origem simples, mas profunda. Ana e Tereza Esteves, sobrinhas do mestre Lindolfo Monteverde, acompanharam o boi desde a juventude, na época em que o Garantido dançava pelas ruas de Parintins, iluminado apenas pela lamparina.
Publicar comentário