Curral do Boi Garantido agita o sambódromo de Manaus em ‘Noite Tribal’

Compartilhe esse conteúdo

Em clima de lançamento do álbum 2024, cresce expectativa para a chegada do festival. Fotos: Altemar Oliveira.

Em uma Noite Tribal, o Movimento Amigos do Garantido (MAG), promoveu mais um Curral do Boi Garantido, no Sambódromo de Manaus, no sábado(13/4). A escolha do tema, “Noite Tribal” foi uma alusão ao Dia dos Povos Indígenas, comemorado nacionalmente no próximo dia 19 de abril. Para representar melhor a data, a nação vermelha e branca contou com o show do Pajé do Garantido, Adriano Paketá. A noite foi marcada pela participação do público que recebeu com aplausos os repertórios montados para noite.

Além do Pajé, a festa foi embalada pelas vozes de Leonardo Castelo, David Assayag, Israel Paulain e Sebastião Júnior, com a presença da Batucada, Comando Garantido e os dançarinos do Garantido Show. O astro maior, o Boi-Bumbá Garantido, da sinhazinha substituta Noely Reis e a porta-estandarte Lívia Christina.

A noite teve uma característica especial, o repertório de cada levantador exclusivamente montado com o tema tribal. Este Curral recuperou na mente das pessoas toadas antológicas de ritual e lendas amazônicas, dois momentos sempre marcantes nas apresentações do festival, em Parintins.

Programação – A primeira atração a subir no palco foi Leonardo Castelo, e cantou dois grandes sucessos do Garantido, Pura Emoção e Evolução Vermelha, para começar a festa com muita animação.

A Batucada entrou junto com o David Assayag, fazendo um show à parte. A apresentação trouxe uma das toadas mais emblemáticas do Garantido, Orquestra Amazônica e a Ópera da Terra, e em seguida, o David cantou um pout-pourri de toadas conhecidas da nação vermelha e branca, com as toadas Terceira, Quarta e Quinta Evolução, hinos do Garantido, que anunciaram o Boi Garantido, que evoluiu no palco, abrilhantando mais ainda a noite tribal, junto da sinhazinha substituta Noely Reis.

Adriano Paketá, surgiu no meio da galera, em cima de uma alegoria, ao som da toada Baiás do Círculo Sagrado, popularmente conhecida como “dança do fogo”. Já no palco, fez o público cantar junto a toada “O Baiá”.

“Hoje é uma noite que vai ser dedicada aos 305 povos existentes no Brasil. E é muito importante a gente celebrar esse momento, tendo em vista que logo teremos o Dia Nacional dos Povos Indígenas, e hoje eu me sinto auto representante desses povos no nosso festival. Celebrar esse momento aqui com a festa do MAG é de grande significância para todos nós que temos essa descendência, que somos povos indígenas”, disse Adriano Paketá.

Israel Paulain fez a tradicional contagem, junto da Batucada; cantou a toada Sou Garantido, e logo anunciou a participação especial da Porta-Estandarte Lívia Crhistina que fez uma apresentação com a toada Os Camisa Encarnada.

Sebastião Junior também cantou com a Batucada. Começou o repertório a toada Celebração da Fé, de autoria dele, além de outras toadas conhecidas da nação vermelha e branca.

Revelação – A novidade da noite foi durante a segunda aparição de Adriano ao palco. Sebastião Júnior apresentou, em primeira mão, a toada “Pajé Paketá”, de autoria do próprio Sabá. Momento que elevou ainda mais o clima de expectativa do público ainda mais com o anúncio da audição das toadas de 2024, do álbum “Segredos do Coração”, marcadas para a noite de domingo (14/4), em Parintins.

Isabelle Nogueira – O Movimento Amigos do Garantido, disponibilizou internet para todos os torcedores, para que pudessem acessar o Gshow, e votar para a permanência da Cunhã-Poranga do Garantido no Big Brother Brasil, neste momento, que é decisivo e importante para manter a cunhã na Casa, e assim, poder disputar o prêmio desta edição do reality. Os administradores do perfil oficial da cunhã nas redes sociais, de vários artistas nacionais, como a cantora Gretchen, fazem campanha “Fora Alane”, que está no “paredão” junto com o brother Matteus.

A mãe da Isabelle, Jaqueline Nogueira, também participou do Curral, e pediu votos para a Isa continuar a disputa do BBB.

Publicar comentário