Quadrilha Unidos na Roça: Mais de 40 Anos de Tradição e Cultura no Bairro Compensa

Compartilhe esse conteúdo

Grupo folclórico promove lazer saudável e preserva o legado das festas juninas em Manaus. Foto:Divulgação.

Fundada em 25 de março de 1981, no bairro Compensa I, a Quadrilha Unidos na Roça celebra mais de quatro décadas de histórias e realizações, mantendo viva a tradição das festas juninas e o folclore amazônico. O grupo, que é parte da Liga Independente dos Grupos Folclóricos de Manaus (LIGFM), se destaca por sua busca incessante por lazer saudável e pelo compromisso de afastar os jovens da violência e das drogas, promovendo a cultura como ferramenta de integração e cidadania.

A trajetória começa com um grupo de jovens do conjunto do IPASE, que se uniram para dançar nos festivais juninos. Em 1989, após passar por diversas mudanças em sua coordenação e formação, a quadrilha ganhou notoriedade, adotando seu nome atual e marcando seu espaço nos grandes festivais folclóricos da cidade. O grupo, que mantém sua essência como quadrilha caipira, passou a integrar, em 1990, a Associação dos Grupos Folclóricos do Amazonas (AGFAM), e em 2004, a LIGFM.

Além de suas apresentações tradicionais, o grupo é responsável por uma série de atividades culturais que visam o desenvolvimento da criatividade dos jovens e a preservação de sua identidade cultural. Tem como objetivo, ainda, resgatar e compartilhar a história do pano mais icônico das festas juninas: a famosa chita. Desde sua origem na Índia, passando pela Europa e chegando ao Brasil com os portugueses, a chita simboliza as festas de São João e marca presença nas apresentações de quadrilhas em todo o país, especialmente no Norte e Nordeste.

WhatsApp-Image-2025-03-26-at-13.39.41-1024x682 Quadrilha Unidos na Roça: Mais de 40 Anos de Tradição e Cultura no Bairro Compensa

Com ensaios a quadrilha permanece fiel à sua missão de ser um ponto de encontro para quem busca diversão de forma saudável, sempre com a intenção de manter os jovens longe das influências negativas. A quadrilha, que utiliza pen drives com o repertório musical dos conjuntos tradicionais de São João, também conta com uma equipe de coordenadores dedicados e uma diretoria empenhada em fortalecer cada vez mais o vínculo com a comunidade.

O diretor da quadrilha, Joelson Cavalcante, destaca o legado do grupo nos festivais folclóricos da cidade. “A Unidos na Roça tem três títulos no Festival Folclórico do Amazonas, cinco títulos no Festival Folclórico da Vila da Prata, Festival da Alegria, Festival Cecil do Parque 10 e vários outros festivais folclóricos.”, ressalta.

Para 2025, a expectativa é de um grande espetáculo. “Temos novos brincantes, estamos com uma estrutura muito forte e preparados para fazer uma belíssima apresentação no Festival Folclórico do Amazonas e nos festivais de Manaus. Então, estamos vindo com tudo para ganhar esse ano”, afirma Joelson .

Hoje, com o tema ‘Uma Festa de Cores’ e o subtema ‘A paixão de Chitão’, a Quadrilha Unidos na Roça continua encantando o público e preservando a rica cultura local, convidando todos a embarcar nessa incrível história da chita, presente não apenas nas festas juninas, mas na alma do povo brasileiro.

Publicar comentário