Torneios de três tambores e hipismo são destaques na programação da Expoagro 2024

Compartilhe esse conteúdo

Diversas competições com premiações acontecem até domingo (29/09) em diversas categorias/ Foto: Arquivo/ Secom

A 46ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) de 2024 tem uma intensa programação de competições envolvendo a participação de animais. No próximo sábado (28/09) e domingo (29/09), serão realizados os torneios dos três tambores e de hipismo. A Expoagro segue até domingo (29/09), no Parque de Exposições Dr. Euripedes Ferreira Lins, km 2 da BR 174, situado no bairro Lagoa Azul, em Manaus.

De acordo com a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), a estimativa para a 46ª Expoagro é gerar mais de R$ 230 milhões em recursos. A feira conta com 580 expositores e deve receber cerca de 280 mil visitantes durante os dias de exposição.

Na manhã do dia 28/09 (sábado), a partir das 8h, acontecerá a Prova Show de Hipismo, promovida pela Federação Amazonense de Hipismo, abrangendo três categorias: 0,60 – 0,85 e 1,05. Essas categorias no hipismo referem-se à altura dos obstáculos nas provas de salto, medidas em metros.

As categorias 0,60 – 0,85 metros são de altura mais baixa, geralmente voltadas para cavaleiros iniciantes, jovens ou amadores, ou para cavalos em fase de treinamento. Os obstáculos variam de 60 a 85 centímetros.

A categoria 1,05 metros é intermediária e voltada para cavaleiros que já têm alguma experiência em competições. Nessa altura, os obstáculos têm 1,05 metros, exigindo mais técnica e habilidade do cavalo e do cavaleiro. À medida que a altura dos obstáculos aumenta, o nível de dificuldade e exigência também crescem, tanto para o cavaleiro quanto para o cavalo.

No sábado e domingo, a partir das 17h, vão acontecer as provas equestres na Expoagro. A competição dos três tambores terá quatro categorias no primeiro dia: principiante, infantil, jovem e amador ligth. No segundo dia, a prova dos três tambores será disputada pelas categorias amador, feminina e aberta. As premiações acontecerão ao final de todas as provas de cada dia do torneio.

“Além dessa parte do negócio, na nossa exposição agropecuária temos toda a questão de entretenimento. Tudo é para você também conhecer o agro amazonense e também ter uma oportunidade de conversar com os amigos, trazer a família e passear também em uma nova oportunidade aqui em Manaus”, disse o secretário da Sepror, Daniel Borges.

Mais Torneios

A partir da quinta-feira (26/09) até o domingo (29/09) será realizado o torneio leiteiro, com a participação de três animais de propriedade de criadores amazonenses. Nos três principais dias de realização do torneio, as vacas serão ordenhadas às seis horas da manhã e às 18h, somando-se o resultado de cada coleta do leite para definição do animal de maior produtividade no período. A vaca campeã será conhecida em solenidade de premiação, às 10h da manhã do domingo.

A programação de competições também inclui a realização do Rodeio em que 30 peões participam da montaria de touros. As provas têm duas horas de duração, a partir das 20h. As provas tiveram início na terça-feira (24/09) e vão até a quinta-feira (26/09), com a premiação do campeão.

Estão sendo realizados, ainda, torneios para escolha do melhor úbere, ovino, caprino, melhor vaca, melhor novilha, primípara e bezerra e melhor vaca bubalina. Cerca de 300 animais estarão no local de realização da Expoagro, sendo a maioria em locais de visitação pública como atrativo, principalmente para crianças, como carneiros, ovelhas, cavalos e pôneis.

Publicar comentário