Vereadores cobram mediadores para auxiliar crianças autistas em rede municipal de educação

Compartilhe esse conteúdo

Parlamentares também cobraram melhorias na infraestrutura de Manaus, durante o Grande Expediente desta terça-feira/ Foto: Mauro Pereira

Vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) debateram, na manhã desta terça-feira (18/06), durante o Grande Expediente, melhorias necessárias no contexto do ensino-aprendizagem de crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA), matriculadas na rede municipal de educação. Entre as cobranças, a presença do mediador escolar para auxiliar crianças autistas nas salas de aula.

O vereador Rodrigo Guedes (Progressistas) iniciou o discurso lembrando aos parlamentares do Dia do Orgulho Autista, que é celebrado anualmente em 18 de junho.

“Nessa data tão importante, eu trago um problema muito recorrente, de muitas mães da cidade de Manaus. Muitos pais e mães estão lutando diariamente, pela presença do profissional de apoio escolar, pelo mediador. As crianças com TEA precisam destes profissionais e a rede de educação falha nesse ponto”, discursou o parlamentar.

Guedes cedeu aparte ao vereador Elissandro Bessa (PSB), que complementou, afirmando que o Executivo Municipal possui outras prioridades. “Já falamos diversas vezes aqui, como a Prefeitura de Manaus possui um descaso com as crianças com TEA. Nós temos orgulho de defender essas crianças, mas que vimos é que o Executivo Municipal não olha a causa como prioridade”, lamentou.

A vereadora Thaysa Lippy (PRD) também opinou sobre o assunto. “Infelizmente, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) não respeita decisão judicial. A pasta é quem diz, hoje, se a criança precisa ou não de um mediador, é revoltante tudo isso”, acrescentou a parlamentar.

O Dia Mundial do Orgulho Autista (18 de junho) foi instituído para esclarecer a sociedade sobre as características únicas das pessoas diagnosticadas com algum grau do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e normalizar a neurodiversidade, ou seja, o reconhecimento de que o funcionamento cerebral de algumas pessoas é diferente do que é considerado típico.

Infraestrutura – Ainda durante o Grande Expediente, o vereador William Alemão (Cidadania) cobrou do Executivo Municipal melhorias na rua Marabá, no bairro Jorge Teixeira. Segundo o parlamentar, uma mulher de 33 anos sofreu um grave acidente por conta de um buraco na via.

“Eu já havia denunciado, com a minha equipe, sobre essa erosão na rua. Recebi a terrível notícia que uma mulher de 33 anos acabou se acidentando e está internada no Platão Araújo com traumatismo craniano”, afirmou.

O parlamentar ainda cobrou o Executivo Municipal sobre o programa de asfaltamento da cidade.

“Será preciso acontecer outro acidente? Quando vamos ver uma ação verdadeira? Ou é apenas vídeo e maquiagem? A população não aguenta mais”, questionou Alemão.

Publicar comentário